Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
14/03/2019

Campanha Nacional 2019: assessores de comunicação reúnem-se em Brasília

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Os assessores de comunicação das Associações Estaduais e das Defensorias Públicas reuniram-se nesta quinta-feira (14), na sede da ANADEP, em Brasília, para traçar as estratégias de comunicação da Campanha Nacional 2019, que tem como tema a defesa dos direitos da mulher. A Campanha Nacional é trabalhada durante todo o ano, e será lançada oficialmente em São Paulo no mês de maio - mês alusivo ao Dia da Defensora e do Defensor Público. Participaram também do encontro, o presidente da ANADEP, Pedro Coelho, o vice-presidente jurídico-legislativo, Gustavo Alves, a diretora da comunicação da ANADEP, Thaísa Oliveira; a coordenadora da Comissão da Mulher, Rita Lima, a presidente da ADPERGS, Juliana Coelho, e o presidente da APADEP, Augusto Barbosa.
 
Na ocasião, a equipe de comunicação apresentou a identidade visual e discutiu as ações da campanha. 
 
Além do lançamento oficial, a ANADEP, Associações Estaduais e Defensorias construirão um calendário de atividades para ser executado ao longo de toda a campanha. O chamado maio-verde terá atendimentos à população, sessões solenes em homenagem ao Dia da Defensora e do Defensor, palestras, iluminação de monumentos na cor verde (cor da Defensoria Pública), publicação de artigos na grande imprensa e participação em programas de tv e jornais. 
 
Participaram da reunião representantes das Associações Estaduais: ADEP-BA, ADPEC, ADEPES, ADEP-MG, ADPEP-PA, ADPERJ e ADPERGS. Das Defensorias participaram: Defensoria Pública do Ceará, Distrito Federal, Goiás,  Roraima, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
 
Sobre a Campanha #EmDefesaDelas 
 
A campanha #EmDefesaDelas ressaltará a atuação da Defensoria Pública em favor das mulheres que estão em situação de vulnerabilidade e que precisam de acesso à Justiça para a garantia dos seus direitos. A iniciativa abordará também o papel da Instituição na construção de políticas públicas que combatam discriminações sofridas por mulheres.
 
Além disso, a iniciativa apresentará o trabalho das defensoras e defensores públicos que atuam nos núcleos especializados de atendimento a mulher, por exemplo, na orientação jurídica, no ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso (alimentos, divórcio, dissolução de união estável, guarda, etc.), no requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha, no encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no município, entre outras medidas necessárias.
 
Outro foco será a educação em direitos, ou seja, o necessário trabalho de conscientização da sociedade e também dos agressores através de palestras, cursos e rodas de conversa com o objetivo de quebrar o ciclo da violência e cooperar para a redução da desigualdade de gênero.
 
No sistema de Justiça, a Defensoria tem a maior proporção na igualdade de gênero, pois 49% dos cargos são ocupados por mulheres.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
27, 28 e 29 de agosto
Atividades legislativas
28 e 29 de agosto
CONIP 2019
4 de setembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
2 de outubro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
12 de novembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
11 de dezembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
1º de outubro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
10 de dezembro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
12 a 15 de novembro - Rio de Janeiro
XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP)
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)