Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/02/2019

ES: Atuação da DPE na retificação de nome e gênero beneficia mais de 80 pessoas no estado

Fonte: ASCOM/DPE-ES
Estado: ES
A atuação da Defensoria Pública do Estado na orientação e retificação de nome e de gênero já beneficiou 81 pessoas no Estado. Mesmo não sendo necessária a assistência jurídica para a formalização do pedido de retificação administrativa, pessoas continuam procurando a DPES.
 
Por vezes, quando o requerente vai diretamente ao cartório fazer a requisição a gratuidade do serviço não é concedida. Além disso, as pessoas encontram dificuldade burocrática para receberem suas certidões atualizadas.
 
“O procedimento ainda se apresenta um pouco burocrático para pessoas leigas em questões jurídicas, sendo imprescindível, em alguns casos, a orientação e o encaminhamento da DPES”, explica o defensor público Douglas Admiral, membro do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH).
 
Para orientar a população com relação à mudança de nome e gênero nos documentos pessoais, a Defensoria Pública, por meio do NUDEDH, preparou um material em que constam informações sobre a documentação necessária, locais onde realizar o procedimento e o que fazer em caso de dificuldades burocráticas.
 
Acesse aqui as orientações para retificação de nome e gênero
 
Para mais informações procure o Núcleo de Defesa dos Direitos Humano da Defensoria Pública pelo número 3222-2019 ou pelo e-mail ndireitoshumanos@gmail.com.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)