Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/02/2019

AM: Violência contra as mulheres é tema central de programação da Defensoria em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Fonte: ASCOM/DPE-AM
Estado: AM
O Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica (Naem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inicia nesta quinta-feira, 21, uma série de eventos tendo como tema central a explosão da violência contra a mulher e o combate ao problema que tem registrado números preocupantes no Estado e em todo o País. Em 2018, o Naem prestou atendimento a 7,4 mil mulheres vítimas de violência e, somente nos dois primeiros meses deste ano, até o último dia 18 deste mês, o núcleo já atendeu a 645 casos de violência doméstica. Do total, 398 foram registrados em janeiro e 247 em fevereiro.
 
A programação especial da Defensoria é realizada em alusão do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, iniciando nesta quinta, com o seminário Debates sobre Violência Contra a Mulher, na sede da DPE-AM, na Avenida Maceió, 305, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul, das 8h30, às 17h30.
 
A defensora pública Pollyana Vieira, coordenadora do Naem, alerta que houve uma explosão de violência contra a mulher entre 2017 e 2018, verificada a partir de dados nacionais obtidos com o canal de denúncias Ligue 180, hoje sob a coordenação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A média mensal de agressões subiu 24%. Em 2018, 7.634 mulheres foram agredidas todos os meses, contra 6.139 em 2017. “Infelizmente, esse assunto ainda necessita de muita atenção”, afirma.
 
O seminário Debates sobre Violência Contra a Mulher será realizado no auditório da sede da DPE-AM, com palestras que abordarão temas como a rede de proteção à mulher e aspectos multidisciplinares no enfrentamento à violência contra a mulher, entre outros. O evento é destinado às defensoras, delegadas que atuam no combate à violência doméstica, servidores da DPE e servidores da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
 
Na sexta-feira, 22, a DPE-AM também será sede da reunião da Comissão de Proteção da Mulher do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege). O encontro entre representantes de todo o País tratará de questões como as consequências da flexibilização na posse de arma de fogo para a violência doméstica e familiar, a legitimidade da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) que limita a idade da mulher ao número de filhos e filhas e autorização do cônjuge para realização de laqueadura, além da efetividade da Lei Maria da Penha nos processos criminais. A defensora Pollyana Vieira é membro da comissão representando a Defensoria do Amazonas.
 
 
Mês da Mulher
 
No dia 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Naem vai realizar o Carnaval das Mulheres, das 8h às 14h, no próprio núcleo, localizado na Rua Presidente Kennedy, nº 399, Colônia Oliveira Machado, Zona Sul. Durante o evento, as assistidas pelo núcleo poderão participar de oficinas, em atividades educativas com nutrição, com palestras, receberão lanche e terão um momento de integração e descontração. “É uma forma de reunir as mulheres para comemorar a data”, afirmou a defensora Pollyana Vieira.
 
Ainda durante o Carnaval das Mulheres, será lançado o Projeto Maria Bonita, em parceria com o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), que prevê a realização de reuniões quinzenais com vários módulos, para um grupo de acompanhamento e de acolhimento dessas mulheres. Cada módulo será de um mês, com temas como saúde, nutrição e educação em direitos, entre outros. “Elas poderão trocar experiências, se sentir acolhidas e ainda aprender coisas novas”, explica a defensora.
 
Nos dias 12 e 13 de março, a Defensoria realizará uma ação itinerante especial em alusão ao Mês da Mulher, em parceria com Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Delegacia da Mulher. O atendimento será aberto a todas as mulheres, incluindo vítimas de violência doméstica.
 
A ação itinerante ocorrerá no dia 12 no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, 5001, Flores, Zona Centro-Oeste de Manaus, e no dia 13 na Delegacia da Mulher do Parque Dez, que fica na Rua Recife, próximo à bola do Conjunto Eldorado, das 8h às 14h.
 
“A importância dessa itinerante é o atendimento jurídico a essas mulheres. Na aérea de família, por exemplo, elas deverão levar os documentos pertinentes a ação, como: identidade, certidão de nascimento ou de casamento, se tiver, mas o diferencial é que será levada uma equipe do Naem, para onde serão encaminhados os casos de violência doméstica. O atendimento será aberto a todas as mulheres, mas haverá esse grupo específico para atender as mulheres vítimas de violência”, explica a defensora Pollyana.
 
No dia 17, também em parceria com a Sejusc, será realizada uma outra ação itinerante, nos mesmos nos mesmos moldes. O local ainda será definido.
 
A programação do Mês da Mulher será encerrada no dia 29 de março, com uma aula especial para os residentes em Direito da Defensoria, no auditório da sede da DPE-AM, ministrada pela defensora Pollyana. O tema da aula será violência doméstica e familiar contra a mulher.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)