Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/01/2019

MA: Defensoria registra aumento de 9 mil atendimentos em 2018 em relação a 2017

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) registrou um aumento considerável na quantidade de atendimentos no ano de 2018 se comparado ao total do ano anterior. Foram computados 9.628 atendimentos a mais na capital e no interior do estado, crescimento alcançado a partir da adoção de ações voltadas à melhoria no acolhimento de assistidos e na itinerância.
 
Enquanto no ano de 2017 foram registrados 424.920 atendimentos, em 2018 foram 434.548, o que representa um aumento de 2,2%. As áreas de atuação de família, cível, criminal, registros públicos e saúde estão entre as que mais registraram atendimentos.
 
De acordo com o defensor público-geral do estado, Alberto Pessoa Bastos, o crescimento reflete os importantes avanços que a instituição vem alcançando a partir das ações implementadas no segundo semestre de 2018.
 
Entre as ações que permitiram esse resultado está a modernização dos sistemas eletrônicos. Com a implantação do Sistema de Gerenciamento de Atendimento (SGA) e a readequacao do início dos horários de atendimentos foi registrada uma redução de 62% na fila de espera. Com isso, o tempo compreendido entre a chegada do assistido na Defensoria e a conclusão do seu atendimento passou de 2h40 para 1h30 no primeiro mês de operação do sistema.
 
O fortalecimento dos atendimentos itinerantes, para tornar a Defensoria cada vez mais próxima do cidadão, também contribuiu para o crescimento. Foram promovidas ações sociais em 19 comunidades no segundo semestre de 2018.
 
Além das comunidades carentes da capital, quatro comunidades do interior do estado receberam ações itinerantes: Açailândia, São Francisco do Brejão, Davinópolis e Imperatriz.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)