Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/01/2019

BA: Defensoria inaugura sede própria na cidade de Eunápolis

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Ano novo, casa nova! A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE-BA mudou de endereço e, na manhã desta quarta-feira, 16, inaugurou a sua sede própria na cidade de Eunápolis, no sul do estado. Agora, a Instituição passa a atender seus assistidos na Rua Demétrio Couto Guerrieri, nº 446, no centro da cidade.
 
“É uma casa novinha em folha para atender a gente. Se na casa antiga, que era bem menor, as portas ficavam sempre abertas para nos receber, imagina agora neste espaço bem mais amplo, confortável e moderno”, comemorou o assistido Manoel Christo, 72 anos, que chegou cedo para conferir cada espaço da nova sede.
 
Contabilizando 29 inaugurações desde o início da sua primeira gestão, em março de 2015, o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, agradeceu a todos e, em tom de despedida, já que seu mandato termina em março, lembrou das lutas, conquistas e desafios que teve que superar nos dois biênios de gestão.
 
“Esta é a 29ª inauguração desde março de 2015 e não vamos parar por aqui. É hora de agradecer, de olhar para trás e ter a certeza que tudo valeu a pena nestes 48 meses que passei à frente da Defensoria: fizemos novo concurso, nomeamos mais defensores, lançamos a Unidade Móvel para levar a Defensoria às cidades que ainda não contam com defensores, percorrendo mais de 30 mil quilômetros pela Bahia. Vamos alcançar mais quatro novas comarcas até o próximo mês de fevereiro e também inaugurar novas sedes como essa, com a infraestrutura pensada para atender e acolher aqueles que mais precisam”, pontuou o defensor-geral.
 
A nova sede dispõe de recepção, sala de espera, triagem, cinco gabinetes para os defensores públicos e a sala da Central de Mediação e Conciliação – CMC. Todas as dependências, inclusive a área externa, contam com recursos de acessibilidade, que incluem mapa e piso táteis, rampas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. “A Defensoria está, realmente, de parabéns. Esta preocupação com a acessibilidade é um diferencial”, acrescentou o assistido Manoel Christo.
 
 
Nova realidade
 
Conhecendo bem as demandas dos cidadãos de Eunápolis e a necessidade da mudança para um espaço maior – por conta do crescimento das atividades da Defensoria na cidade e da chegada de três novas defensoras públicas – o defensor público Fábio Gonçalves Fonseca, que atua na comarca desde novembro de 2015, quando a sede anterior foi inaugurada, falou em nome de todo o time que atua em Eunápolis.
 
“Antes, nossa atuação era nas áreas de Crime e Execução Penal e Infância e Juventude. Com a chegada das novas colegas para reforçar o time ampliamos o nosso atendimento para outras áreas e, também, neste período as comarcas de Itapebi e Itagimirim foram agregadas a Eunápolis e, hoje, contabilizam uma população de cerca de 140 mil habitantes. Nossa antiga sede ficou pequena demais para essa nova realidade e para essa grande família defensorial que se formou, repleta de expectativas e projetos de transformação social”, destacou o defensor, que atua junto com as defensoras públicas Elen Sallaberry Pinto, Juliana Klein Vaz e Tâmires Ariel Lima Cardoso.
 
Vinculada à 4ª Regional da Defensoria, localizada em Itabuna, também no sul, a sede de Eunápolis funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h, com atendimento por ordem de chegada. Além dos quatro defensores públicos, a unidade ainda conta com cerca de 15 servidores e estagiários e atende em áreas como Infância e Juventude, Crime e Execução Penal, Cível e Fazenda Pública e Família.
 
Além das autoridades municipais, juízes, promotores, advogados, professores, policiais civis e militares, bombeiros e representantes da sociedade civil, o evento contou com a presença da corregedora-geral da DPE-BA, Maria Célia Padilha, da coordenadora executiva das Defensorias Públicas Regionais, Cristina Ulm, da ouvidora Vilma Reis, dos defensores públicos que atuam em Porto Seguro, Priscila Berto e Matheus Mazzilli, da defensora pública Tereza Almeida, e da presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia – ADEP/BA, Elaina Rosas, que falou sobre esta fase de expansão da Defensoria.
 
“A Defensoria está em momento crescente de expansão e fortalecimento e a prova disso é esta nova sede em Eunápolis, uma sede maior e mais adequada a uma prestação de serviços de excelência, como deve ser feito pela Defensoria Pública, para bem atender aqueles que mais necessitam. Uma boa estrutura de trabalho reflete, diretamente, no resultado destes serviços”, observou a presidente da ADEP.
 
Quem também falou sobre a boa estrutura de trabalho foi o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira. “Dá gosto de trabalhar e atender em um local assim. É uma vitória ver a entrega desta nova casa da Defensoria. Desejo a todos um bom trabalho aqui e que a população de Eunápolis continue sendo atendida com bastante zelo”, destacou o prefeito, que descerrou a placa de inauguração com o defensor-geral Clériston Macêdo.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)