Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
04/01/2019

BA: Defensoria Pública realizou mais de 1600 exames de DNA em 2018

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Levar cidadania e assegurar o direito à dignidade humana é missão da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE-BA. Uma das ferramentas utilizadas pela Instituição para alcançar este objetivo é a realização gratuita de exames de DNA para a população. Em 2018 foram 1.688 exames realizados no período de janeiro a agosto, mês em que há a intensificação da campanha Sou Pai Responsável, realizada todos os anos não só na capital, mas em todas as cidades onde está presente.
 
Mas não é só nas comarcas em que há Defensoria que a campanha chega. Com a Unidade Móvel de Atendimento, que tem como destaque a realização de exames de DNA, foram percorridos mais de 17 mil quilômetros nos locais mais recônditos da Bahia. São Domingos, Itacaré, Rodelas, Abaré, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Palmeiras, Mutuípe, Laje, Ituaçu, Inhobim, Paramirim, Maniçoba, Mirangaba, Uibaí, Brejões, Nova Itarana, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Várzea Nova, Valente, Santa Bárbara, Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos, Boninal e Jaguaquara são alguns dos municípios que receberam os serviços em 2018.
 
Dos exames abertos até agosto, 817 deram positivo e 318 negativo. Além desses, 130 pessoas reconheceram o vínculo de forma espontânea. As Regionais que tiveram maiores índices de realização de exames de DNA foram Feira de Santana e Itabuna. Com a ampliação estrutural da Defensoria Pública baiana, seja na implantação de novas sedes no interior, ou com o acréscimo do número de defensores públicos nomeados, a perspectiva é que este número aumente em 2019, assegurando assim o direito constitucional dos cidadãos ao reconhecimento paterno.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)