Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/11/2018

ADPEP: Nova sede da Defensoria Pública do Pará é inaugurada em Marabá

Fonte: ADPEP
Estado: PA
Foi inaugurada nesta terça-feira (13) a nova sede da Defensoria Pública do Pará no município de Marabá, sudeste do estado. A nova sede do Núcleo Regional de Carajás presta uma homenagem ao Defensor Público Climério Machado Mendonça Neto, que faleceu em junho deste ano, depois de 32 anos de serviços prestados à instituição.
 
“A Defensoria no Estado do Pará tem um pouco mais de 30 anos e é a primeira vez que nós temos a oportunidade de construir uma sede em terreno próprio atendendo a todas as necessidades da população. A gente entende que esse prédio reflete o modelo de defensoria que nós queremos oferecer ao povo paraense. Para nós é o primeiro passo do que a gente imagina e sonha em fazer em todo o Estado do Pará”, concluiu a Defensora Pública Geral Jeniffer de Barros Rodrigues.
 
O Diretor Administrativo e Financeiro, Anderson Serrão, relembrou a vocação da Defensoria Pública no atendimento diário aos assistidos. “Hoje, em Marabá, entregamos a primeira sede totalmente construída pela Defensoria Pública, desde sua fundação. A união de esforços entre Defensoria, Assembleia Legislativa e Poder Executivo Estadual possibilitou a concretização de um projeto que dormitava há anos. Hoje devemos celebrar a conquista de uma grande realização, mas não devemos esquecer nunca a nossa verdadeira missão institucional”, disse.
 
A solenidade contou com a presença também do Secretário Regional de Governo do Sudeste do Pará, Jorge Bittencourt, que representou o Governador Simão Jatene, além dos deputados estaduais João Chamon e Dirceu Ten Caten, outras autoridades e Defensores Públicos da região.  A nova sede conta com mais de 870 m² de área construída comportando mais de 10 gabinetes, espaço para triagem, secretaria, sala de coordenação, banheiros privativos e de acesso ao público com acessibilidade.
 
O coordenador da Defensoria Pública em Marabá, Francelino Eleutério, destacou que agora os usuários dos serviços poderão receber um atendimento melhor.  “A razão da Defensoria Pública é o nosso assistido. O espaço é da população carente que precisa dos nossos serviços”, pontuou.
 
A Diretora do Interior, Paula Michelly Melo de Brito, disse que a nova é sede é um ganho para Marabá. “A construção possibilitará a otimização do atendimento à população da região do Carajás. Além disso, o novo prédio, que é amplo, bem localizado e com uma super estrutura, representa uma conquista que reflete o prestígio e  importância que a Defensoria Pública faz jus perante o sistema de justiça.”, alegou.
 
Atualmente, no município de Marabá, a instituição conta com 10 Defensores Públicos e atende uma população estimada em quase 300 mil habitantes. O Secretário Regional Jorge Bittencourt destacou que a nova sede possibilita ampliação do atendimento na região. “Esse prédio vai atender não só a população de Marabá, mas a demanda de Itupiranga e de outros municípios do sudeste paraense num processo de integração do parlamento e do Governo do Estado, já que quase metade desses investimentos resulta de emendas parlamentares e o governo do Estado complementou com  orçamento da Defensoria Pública”, concluiu.
 
A nova sede custou cerca 3,5 milhões de reais, sendo 40% oriundos da soma de 23 emendas parlamentares. Para o Deputado Dirceu Ten Caten essa união representou o maior consórcio de emendas. “Para mim é um sentimento único ter liderado esse movimento. Essa conquista é hoje o maior consórcio de emendas parlamentares da história da Assembleia Legislativa, mais de R$ 1 milhão e 400 mil, que hoje vão influenciar diretamente na vida de muitas pessoas”, acrescentou.
 
O novo prédio “Climério Machado de Mendonça Neto” homenageia um dos defensores pioneiros da Defensoria Pública do Estado do Pará que se destacou pelo projeto Taboquinhas, beneficiando moradores do Distrito de Icoaraci, em Belém, no ano de 2010, ao obrigar o poder público a remanejar famílias residentes de palafitas para moradias dignas. Carlos Lisboa Mendonça, pai do defensor, ficou muito honrado com a homenagem. “Os Defensores Públicos e os funcionários ao concederem ao meu filho, depois do seu falecimento, este privilégio de ficar imortalizado, enaltece tanto ao Climério quanto aos defensores que nós temos. Para mim é uma dupla alegria como brasileiro e paraense”, afirmou.
 
Serviço
 
A nova sede da Defensoria Pública do Estado está localizada na Rodovia Transamazônica, no Bairro Amapá, no Distrito Cidade Nova. O horário de funcionamento é de 8h às 14h, com agendamento pelo número telefônico 129.
 
Estiveram presentes também o Subdefensor Público Geral, Vladimir Koenig; o Diretor Administrativo, Anderson Serrão; a Diretora Metropolitana, Symonne Filocreão; e o Corregedor-Geral, César Assad, além da coordenadora do Núcleo Regional de Parauapebas, Kelly Soares.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)