Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
10/10/2018

ADEP- MG realiza homenagem aos associados e associadas aposentados

Fonte: ADEP
Estado: MG
Em 1981, surgia a Defensoria Pública de Minas Gerais, com uma estrutura precária tanto estrutural quanto de pessoal. O tempo passou, a Instituição se fortaleceu e a ADEP-MG, por meio de suas associadas e associados, foi a base desse crescimento. Para demonstrar a importância de todos que já serviram a Defensoria Pública e que ainda estão no quadro associativo da entidade, a ADEP-MG e a DPMG realizaram no dia 05 de outubro, homenagem as aposentadas e aposentados em Sessão Solene do Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (CSDPMG).
 
O evento reuniu defensores públicos que seriam homenageados. A homenagem da Instituição se deu aos defensores públicos que se aposentaram depois da deliberação número 05 de 2013 do CSDPMG. Por sua vez, a ADEP-MG, homenageou todo seu quadro de associadas e associados aposentados.
 
Abrindo o evento, o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, falou sobre a emoção de poder homenagear aqueles que construíram a Defensoria Pública mineira e são fonte de incentivo para construir uma Instituição melhor. “Quando olhamos pelo retrovisor, avistamos uma paisagem linda, muito bonita, com tudo que foi construído por vocês e é isso que nos dá segurança de que vamos avançar ainda mais”, disse o defensor público-geral.
 
Ao uso da palavra, a sub-defensora pública-geral, Luciana Leão Lara Luce, também ressaltou que o fortalecimento da Defensoria Pública “é fruto da participação de todos os aposentados que aqui se encontram presentes”. A sub-defensora também falou do projeto “Vozes da Experiência”, que está sendo implementado e que visa busca atrair as defensoras e defensores públicos aposentados de volta para Instituição. Por sua vez, o corregedor-geral da DPMG, Flávio Nelson Dábes Leão, falou sobre a importância da homenagem porque, segundo ele, “Uma instituição que não sabe honrar aqueles que a ergueram, não é digna de existir”, frisou Dábes.  Em nome dos membros do Conselho Superior, o conselheiro Galeno Gomes Siqueira, agradeceu o trabalho realizados por todos ao longo dos anos
 
Em sua fala, o presidente da ADEP-MG, Eduardo Cyrino Generoso, falou sobre o reconhecimento a todos que trabalharam e honraram a Defensoria Pública desde o seu início. Relembrando as lutas enfrentadas pelos homenageados ao longo dos anos, como o decreto de 1981 de criação da Defensoria Pública, a inclusão da Instituição na Constituição Federal, o processo para criação da Leo Orgânica da Defensoria de Minas, entre outras diversas batalhas, que segundo o presidente, são motivos de agradecimentos. “A palavra de ordem hoje é gratidão e, como diz o ditado, a gratidão é a moeda do coração. Então, é com muito carinho e amor, que nós, hoje, em nome da ADEP-MG, que congrega grande a maior parte de vocês, que deram anos de luta, de trabalho, de vida doada a Defensoria Pública, juntamente com a Instituição, homenageamos vocês”, disse Generoso.
 
Homenagens
 
A defensora aposentada, Cleonice Aparecida Cyrino, foi escolhida para representar as defensoras e defensores aposentados antes da deliberação do Conselho Superior. As defensoras e defensores aposentados após esse período, receberam da Instituição um certificado de homenagem.
 
A homenagem da ADEP-MG estendeu a todos associados e associadas, entregando aos 29 presentes um diploma de homenagem. Aos que não puderam comparecer ao evento, os certificados serão encaminhas por correios.
 
Ao uso da palavra, a defensora aposentada Cleonice Aparecida Cyrino agradeceu a homenagem recebida e falou das melhoras ocorridas na DPMG. “Hoje, vemos com orgulho, que a Defensoria Pública se fortaleceu, que as condições de trabalho melhoraram e que o defensor público é um profissional respeitado no sistema de justiça. Em nome de todos os defensores públicos que se aposentaram antes de 2013, agradecemos a homenagem hora recebida. Muito obrigada”, agradeceu a aposentada. Antes de sua fala a ADEP-MG exibiu um vídeo com fotos da atuação da defensora junto a entidade de classe.
 
Também homenageado com vídeo que trazia parte da atuação enquanto defensor na ativa, o diretor de inativos e pensionistas da ADEP-MG, Rubens Luiz Borges, destacou que a homenagem a todas aposentadas e aposentados reconhece “a valorosa contribuição de cada um para o crescimento e melhoria da Defensoria Pública mineira, que vem distribuindo justiça e levando solidariedade a todos cidadãos vulneráveis”, pontuou.
 
Os certificados da ADEP-MG foram entregues pelo presidente da ADEP-MG, Eduardo Generoso, vice-presidente, Flávio Aurélio Wandeck Filho e pela diretora de eventos, Alessandra Pereira Eller.
 
Após a homenagem, os participantes se confraternizaram ao som da banda XXXX, com a presença de profissionais da dança que ditaram o ritmo da festa.
 
Clique aqui e confira as fotos
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)