Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/09/2018

#ANADEPnaMídia: Rádio Justiça destaca trabalho da Defensoria para as pessoas com deficiência

Fonte: ASCOM/ANADEP
O defensor público de Minas Gerais Luís Renato Pinheiro, que também é coordenador adjunto da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ANADEP, concedeu entrevista ao Jornal da Justiça. O programa foi ao ar, no dia 19 deste mês, pela Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, o defensor falou sobre o Dia da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.
 
Acerca do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que reforça a atuação da Defensoria na garantia dos direitos de todos, o defensor público Luís Renato ressaltou o que falta para as pessoas com deficiência serem respeitadas de fato e terem os seus direitos resguardados. “Eu acho que a gente deveria nesse primeiro momento ter um trabalho de conscientização de toda a sociedade, de toda comunidade, a respeito das lutas que as pessoas com deficiência sofrem no seu dia a dia, para conseguirem ser respeitadas e exercer os direitos de forma igualitária como as outras pessoas. A gente tem que pensar no princípio da igualdade”. 
 
Sobre a data
 
21 de setembro marca o Dia da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa a conscientização da população. Esse dia foi criado desde 2005, através do decreto de lei, 11.133. O objetivo é que as pessoas consigam se desenvolver nos vários campos como saúde, educação, proporcionar uma inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, escolar, no acesso à cultura, entre outros. “A intenção é trazer para a comunidade todo esse movimento dos direitos das pessoas com deficiência e esclarecer a necessidade da implementação de políticas públicas”, finalizou Luís. 
 
Clique aqui e escute a entrevista na íntegra 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)