Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/09/2018

BA: Unidade Móvel leva serviços da Defensoria para a cidade e registra 341 atendimentos em dois dias

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
“O nome já diz tudo: Defensoria Pública. É tudo de graça e resolve o que a gente precisa”. “Chegou na hora certa”. “Tivemos a oportunidade de resolver nossos problemas pertinho de casa”. As palavras dos moradores de Várzea Nova, no interior da Bahia, provam que a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA está, literalmente, no caminho certo. Nestas segunda e terça-feira, dias 17 e 18, a Unidade Móvel levou os serviços da Defensoria para mais perto dos moradores da cidade e, ao todo, foram registrados 341 atendimentos.
 
“Aqui, tem muito problema para resolver”, adiantou a lavradora Marilene Santos, 57 anos, enquanto aguardava orientação sobre o que fazer para divorciar do marido que ‘tomou doril’ [sumiu] há 34 anos”. “Foi, realmente, uma demanda intensa aqui em Várzea Nova e, nos dois dias, tivemos que estender o horário em mais de duas horas para atender a todos os moradores”, destacou o coordenador da Unidade Móvel, Marcus Vinícius Lopes de Almeida, que realizou os atendimentos com a defensora pública Ariana de Sousa e contou com o apoio dos servidores de Salvador.
 
E um dos “problemas” que mais foram identificados durante a visita da Defensoria a Várzea Nova foram as retificações de registro civil. A auxiliar de serviços gerais Auxiliene Cipriano Silva, 44 anos, por exemplo, trouxe os cinco irmãos para resolverem a questão da inclusão do sobrenome materno ‘Santos’ em seus documentos. “Eu descobri essa falha há oito anos e, na época, fui em vários órgãos para tentar resolver isso e foi um verdadeiro jogo de empurra. Agora, com esta vinda da Defensoria, chamei todos os meus irmãos para resolvermos tudo de uma vez só. A Defensoria veio para ajudar a mim, a minha família e a toda a população de Várzea Nova”, comemorou a auxiliar de serviços gerais.
 
Quem também procurou a ajuda da Defensoria para conseguir as fraldas para os filhos com deficiências foram as mães Cirleide Santana, 30 anos, e Jeslaine Santos, 26 anos. Já a mãe da pequena J.V.C.P., de um ano, a dona de casa Francenilda Peixoto, 26 anos, foi pedir ajuda para garantir o direito da filha de ser transportada para Salvador em assento adequado para a idade dela. “Preciso levá-la constantemente para fazer exames em Salvador e quando têm muitos moradores para fazerem tratamento lá também, o assento dela é retirado. Ela é alimentada pela sonda e não tem como ela ser transportada assim. Vim em busca do direito de transporte adequado para minha filha”, relatou.
 
Rumo a Valente
 
De Várzea Nova, a Unidade Móvel agora segue para a cidade de Valente e atenderá aos moradores nos dias 20 e 21 de setembro, na Praça do Forródromo, no centro. O horário de atendimento será das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)