ÁREA RESTRITA

Busca Avançada
Notícias

13/09/2018 - 18:00

Defensoria Sem Fronteiras chega ao Amapá

Fonte: ANADEP
Estado: DF

Amapá teve o lançamento oficial do Programa Defensoria Sem Fronteiras na quarta-feira (12) no auditório da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP). Cerca de 37 defensoras e defensores públicos de todo o Brasil já estão atuando de forma conjunta, com o objetivo de aperfeiçoar o sistema prisional local e possibilitar a diminuição da superlotação. Serão duas semanas de trabalho, com o término previsto para o próximo dia 21 de setembro. O presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, participou do lançamento do programa.
 
Atualmente, o Amapá conta com uma população carcerária de 3.016 presos para 1.526 vagas disponíveis, sendo quase 800 detidos de forma provisória, no aguardo de julgamento. Além disso, o sistema penal tem um preso temporário a cada quatro internos (26,4%). Os dados são referentes a março deste ano, de acordo com levantamento feito pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
 
Antonio Maffezoli destaca que o programa possibilita o acesso à Justiça e mostra a importância da Defensoria Pública no Brasil. “Além do benefício que o projeto por si só traz às pessoas privadas de liberdade, ele é uma oportunidade para mostrar a qualidade do trabalho e dedicação das defensoras e defensores públicos brasileiros. Isso se faz ainda mais importante no Amapá, que só agora está concluindo seu primeiro concurso para preenchimento dos cargos de defensor(a) público(a)”, disse o presidente da ANADEP.
 
Como parte da ação, será realizada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) visita aos estabelecimentos prisionais do Estado para elaboração de relatório de inspeção e levantamento de dados que servirão para análise da efetivação da política penal e da gestão penitenciária no Estado.
 
Sobre o Defensoria Sem Fronteiras
 
O programa consiste em uma força-tarefa em presídios e faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado pelo Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), Ministério da Justiça (MJ), Defensoria Pública da União (DPU), Associação Nacional das Defensoras Defensores Públicos (ANADEP), Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ).
 
O Defensoria Sem Fronteiras já foi realizado em Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Paraná, Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco e Rondônia. Os bons resultados alcançados têm sido reconhecidos como política pública dentro do sistema de justiça brasileiro.
 

29 de novembro, às 13h, em Belo Horizonte

Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

12 de dezembro, às 10h, na sede da ANADEP

Assembleia Geral Ordinária (Eleição ANADEP)

29 e 30 de novembro, Belo Horizonte - MG

Encontro das Defensoras e Defensores Públicos da Região Sudeste

Facebook Twitter Instagram YouTube Flickr

 

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul
CEP: 70.070-120 - Brasília - DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 - Fax: +55 61 3039-1763