ÁREA RESTRITA

Busca Avançada
Notícias

13/09/2018 - 16:00

CINEDEBATE ADPERGS exibiu filme “Central” e promoveu debate

Fonte: ADPERGS
Estado: RS

A primeira edição do CINEDEBATE ADPERGS, que ocorreu nesta terça-feira, 11 de setembro, contou com a exibição do documentário “Central - O poder das facções no maior presídio do Brasil” e debate com a diretora do filme, Tatiana Sager, co-diretor e roteirista, Renato Dornelles, ex-diretor da Cadeia Pública, Zaluar Pens e ex-agente penitenciário, Júlio César Marques. A mediação foi conduzida pela Defensora Pública com atuação na Vara de Execução Criminal de Porto Alegre, Cintia Luzzatto.
 
O longa retrata a situação precária do Presídio Central e as facções criminosas que coordenam dentro e fora da penitenciária, por meio de depoimentos de presos, familiares e autoridades ligadas ao sistema de justiça criminal. Após exibição, foi formada uma roda de conversa entre os debatedores que expuseram sobre a situação prisional no Estado, a produção do longa metragem e a experiência dos atores dentro da realidade carcerária.
 
“Central” foi inspirado no livro de Renato Dornelles, intitulado “Falange Gaúcha”, publicado em 2008. O autor se dedica ao estudo do jornalismo penitenciário, como ele mesmo menciona, desde os anos 80.
 
Durante o debate, Renato Dornelles mencionou sobre as conquistas para mudar a realidade do Presídio Central, apontando a Defensoria Pública como um dos poderes atuantes nessa luta. “O primeiro passo foi dado pelos Defensores Públicos. Alguns anos atrás, houve a denúncia de que para ter acesso a Defensoria Pública os líderes de facção estavam cobrando pelo direito, e foram os Defensores a tomar uma medida para que fosse evitada tal situação. Justamente eles, que trabalham lá dentro e sabem exatamente como funciona, afirma Renato.
 
A Defensora Pública e mediadora do debate, Cintia Luzzato, ressaltou a insuficiência de Defensores Públicos atuando na Cadeia Pública, bem como em Defensorias de todo o Brasil. “Em contrapartida, já conseguimos alcançar um grande número de apenados, e, hoje mesmo, já é possível identificar sérios problemas quando são conduzidos à Defensoria Pública. Temos Defensores em todos os turnos atuando no presídio”, salienta Cintia.
 
A abertura foi realizada pela presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, que agradeceu a presença dos convidados e ressaltou a importância da Associação em promover um evento cultural e reflexivo para Defensoras e Defensores. O Subdefensor Público-Geral para Assuntos Jurídicos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Tiago Rodrigo dos Santos, esteve presente e elogiou a iniciativa, que aborda as questões do sistema prisional dentro da Instituição. Também prestigiaram o evento a vice-presidente da ADPERGS, Bárbara Sartori, demais Defensores Públicos, servidores, estagiários e alunos da FESDEP.
 
Não pode participar do debate? Confira na íntegra na página da Associação facebook.com/adpergs. Em breve disponível no YouTube da ADPERGS!

29 de novembro, às 13h, em Belo Horizonte

Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

12 de dezembro, às 10h, na sede da ANADEP

Assembleia Geral Ordinária (Eleição ANADEP)

29 e 30 de novembro, Belo Horizonte - MG

Encontro das Defensoras e Defensores Públicos da Região Sudeste

Facebook Twitter Instagram YouTube Flickr

 

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul
CEP: 70.070-120 - Brasília - DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 - Fax: +55 61 3039-1763