Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
26/04/2018

MT: DPE atende 80 pessoas durante Atuação Cidadã em Alto Araguaia

Fonte: ASCOM/DPE-MT
Estado: MT
O Núcleo da Defensoria Pública em Alto Araguaia, 418 km de Cuiabá, atendeu 80 pessoas durante o mutirão “Atuação Cidadã”, organizado pela Justiça, na escola municipal Lourença Afonso de Melo. Além da Defensoria aturam no evento outros 20 órgãos, empresas e instituições com prestação de serviços de cidadania, durante o período da manhã.
 
Essa foi a segunda edição do mutirão, na qual a população saiu do local com documentos de identificação pessoal, RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), emitidos gratuitamente, nos casos em que apresentaram a certidão de nascimento e comprovarem renda familiar de até cinco salários mínimos e individual de três.
 
Os servidores do Núcleo participaram, sob a coordenação da defensora Thathiana Franco, que estava de férias. “Participamos do primeiro e não poderíamos deixar de atender no segundo. Mesmo de férias, orientei a equipe e eles atenderam com informações jurídicas, respondendo dúvidas e emitindo declaração que comprova baixa renda dos nossos assistidos. Com essa declaração, as pessoas ficam isentas das taxas de emissão de documentos. A praticidade é tão grande, que o cidadão deixou o evento com documentos prontos, já que a Perícia Oficial e identificação Técnica (Politec) esteve no local”, explicou a defensora.
 
Durante o evento as pessoas puderam aferir glicemia e pressão, fazer limpeza bucal, maquiagem, corte de cabelo, carteira de trabalho, seguro desemprego, certidão de nascimento, consulta para verificar se existem certidões negativas em seu nome, parcelar e emitir vias da Divaes, participar de conciliação e mediação, entre outros serviços, como palestras. Para as crianças teve lanches e atividades em briquedos.
 
O juiz da 2ª Vara da Comarca do município, Pierro Faria Mendes, explicou que as duas edições do evento foram um sucesso. “O que é bonito de se ver é o empenho de todos para ajudar o cidadão. Então a gente quer ver todo mundo bem, todo mundo tendo acesso aos serviços e é isso que nós fizemos”, disse.
 
O evento contou com a participação da Prefeitura de Alto Araguaia, Poder Judiciário, Cejusc, Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, Associação Comercial e Empresarial, Maçonaria, Rotary Clube, Casa da Amizade, Rotaract, Sicredi, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Agência dos Correios, Câmara Municipal de Alto Araguaia, AABB, Sine, Politec, Cartório do 2º Ofício, Unemat e Receita Federal. O 15º Batalhão de Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Regional II, além de civis.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)