Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
24/04/2018

CE: Pai que esqueceu de registrar um dos filhos recorre à Defensoria Pública

Fonte: ASCOM/DPE-CE
Estado: CE
“Adriana, a mais velha, Sheila, Andréia, André, Alexandre, Camila, a caçula, as gêmeas Dayse e Débora, Francisco, Johnny. E Antônio e Pedro Henrique que já faleceram”. Esforçando-se ao máximo para lembrar o nome dos 28 filhos, o mestre de obras Francisco de Assis Alves, 73, perde-se na contagem.
 
Morador do Conjunto São João, comunidade assistida pelo Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham) da Defensoria Pública do Ceará, “Seu Chico” chegou ao Núcleo Central de Atendimento com uma questão: dos 28 filhos, apenas um não tem registro e nem certidão de nascimento.
 
André Alves, 27, nunca foi registrado pelos pais. Para o rapaz, a falta da documentação impossibilita que ele tenha acesso às políticas públicas e ter acesso à um trabalho de carteira assinada. “Não tive como tirar carteira de trabalho sem documentos”, reforça. A situação de André implicou na falta de registro de Moisés, seu filho de quatro meses. “Agora eu vivo para ele e não vou deixar que essa situação prejudique meu filho. É meu sonho conseguir registrar ele, depois que eu conseguir minha documentação”.
 
Seu Chico explica que não registrou o filho por uma desorganização que teve durante um período conturbado da sua vida. “Olha, eram muitos filhos e eu acabei deixando passar. Assumo que eu estava em outro momento da vida, só queria saber de trabalhar, ganhar dinheiro”. Ele lamenta ainda, a situação toda. “Eu já pedi desculpas ao André e disse que ele não tem culpa nisso, agora estou tentando me redimir, porque ele merece”.
 
A situação, todavia, não é bem como Seu Chico esperou. A defensora pública e supervisora do Núcleo Central de Atendimento da Defensoria Pública, Andrea Rebouças, explica que “desde que o filho seja menor de idade ou incapaz, o pai pode entrar com o pedido de registro, todavia, nesse caso, o filho já é maior, por isso ele procurou a Defensoria Pública, para que possamos iniciar os procedimentos para verificação da ausência do registro e então, providenciarmos seu registro civil”.
 
Com os seus documentos em mãos e o teste do pezinho de André, único documento que o rapaz tem, Seu Chico tem esperanças de solucionar via Defensoria Pública, a situação de seu filho e neto. “Eu assumo que nunca liguei muito pra documento, nem os meus e nem os dele, mas depois que meu neto nasceu, vi que estava sendo irresponsável e que deveria priorizar isso”, explica Seu Chico.
 
A documentação é a via necessária para tornar o indivíduo um cidadão que pode, e deve, exercer sua cidadania de forma plena, como explica Andréa Rebouças. “É imprescindível que todas as pessoas possuam registro de nascimento, uma vez que com o registro e, consequentemente, da expedição da certidão de nascimento que retrata esse registro, tem acesso a todos os serviços públicos disponíveis, tais como, postos de saúde, educação, bem como tirar carteira de identidade, CPF, título de eleitor e demais documentos que são necessários para os atos da vida civil”, finaliza.
 
Núcleo Central de Atendimento (NCA) da Defensoria Pública
Rua Nelson Studart, s/n, bairro Luciano Cavalcante.
Alô Defensoria – 129
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)