Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/01/2018

PA: Defensoria Pública empossa dois novos defensores públicos

Fonte: ASCOM/DPE-PA
Estado: PA
Na manhã desta quinta-feira, 11 de janeiro, a Defensora Pública Geral e Presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará, Jeniffer de Barros Rodrigues, deu posse a dois novos defensores públicos. Tomaram posse os aprovados no IV Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Vagas no Cargo de Defensor Público Substituto do Estado do Pará Luís Marcelo Macedo de Souza e Samuel de Souza Zacarias. A cerimônia ocorreu durante a 43ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública.
 
Em seu discurso, a Defensora Pública Geral declarou: “É sempre muito bom, é com muita felicidade que realizamos nomeação de novos membros. É a quarta vez que faço isso e a alegria é sempre a mesma. Ao mesmo tempo, gosto de pensar e agir de modo a crer que tal feito venha a se tornar ordinário, acompanhado de uma expansão programada e responsável de nossa atuação enquanto gestores da Defensoria Pública, acompanhados de uma expansão programada e responsável da nossa atuação”. 
 
Jeniffer de Barros Rodrigues ressaltou o papel dos novos membros como instrumentos de transformação social e do protagonismo das pessoas vulneráveis do nosso Estado. “Aos colegas que agora ingressam eu me sinto no dever de alertar que a nossa lida diária é árdua, a pobreza é um gigante cruel, e a vitória que levamos aos nossos assistidos é sempre pequena se comparada ao tamanho das lutas que temos que enfrentar todos os dias. Nem sempre o reconhecimento vem. Mas não esmoreçam! Lembrem-se sempre que não estão sozinhos nessa luta. Tenham sempre em mente que é sim legítimo que vocês estejam se sentindo vitoriosos hoje porque chegar a esse cargo exigiu muita dedicação e renúncia. Porém, mais importante é lembrar que a vitória é realmente dos nossos assistidos, que devem ser sempre os protagonistas dessa história. A luta foi grande até chegarem aqui, porém foi apenas um ensaio para jornada que se inicia a partir de agora”, afirmou.
 
Da mesma forma, o defensor público Luís Marcelo Macedo de Souza, enfatizou o compromisso com a prestação ética e eficiente do serviço público em seu pronunciamento na ocasião da posse: “Nós, defensores, atuaremos com amor dedicação e, acima de tudo, com justiça”. 
 
De acordo com o Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará (Adpep), Fábio Namekata, o esforço dos dois novos defensores públicos se somará à atuação da Defensoria Pública. “Hoje é um dia de felicidade. Essa felicidade é a mesma que os assistidos do Estado do Pará estão sentindo também, porque o defensor público não é só um agente da área jurídica, mas um agente de transformação social”, destacou. O Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado estadual Carlos Bordalo, ressaltou que a chegada dos dois novos defensores públicos fortalece ainda mais a instituição. “Uma Defensoria só se faz forte quando está junto ao povo. E em 2018 vamos lutar ainda mais pelo fortalecimento da Defensoria”, disse. Bordalo elogiou ainda a gestão da Defensora Pública Geral. “Quero parabenizar a doutora Jeniffer de Barros Rodrigues pela condução dinâmica frente à Defensoria Pública”, ponderou.
 
Estiveram presentes na ocasião o Corregedor Geral da Defensoria Pública do Estado, Antônio Carlos Monteiro; além dos conselheiros José Roberto Martins, Léa Cristina Serra, Fernando Albuquerque, Marco Aurélio Guterres, Francisco Robério Filho e Walter Augusto Barreto. Compareceram à cerimônia também o Procurador Geral Adjunto do Contencioso Henrique Nobre Reis; a Ouvidora-Geral do Ministério Público, Andreia Moura Santos Sampaio, que representaram o Procurador Geral de Justiça do Estado do Pará, Gilberto Valente Martins; o Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, Eduardo Imbiriba de Castro, que representou o presidente da Ordem, Alberto Campos; o Major Fábio de Jesus de Siqueira Lobo, que representou o Comandante Geral da Polícia Militar, Hilton Célson Benigno de Souza; o procurador da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Fernando Guarácio, que representou o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda e o Major Xavier, que representou o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, Coronel Lima. 
 
A nomeação dos candidatos está regulada pela Portaria nº 005/2017-GAB-DPG, de 21 de novembro de 2017, publicada no Diário Oficial do Estado nº 33518, de 15 de dezembro de 2017. Os candidatos foram aprovados no IV Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Vagas no Cargo de Defensor Público Substituto do Estado do Pará. Com as nomeações, substituíram-se dois candidatos exonerados a pedido do cargo efetivo de defensor público e completaram-se as 18 vagas preenchidas pelos aprovados. Foram substituídos os defensores públicos Eduardo Fontes da Silva e Paula Lincon. 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)