Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
06/12/2017

PE: Programa Defensoria Itinerante atende população de Limoeiro

Fonte: ASCOM/DPE-PE
Estado: PE
A cidade do Limoeiro, no Agreste do Estado, recebeu um dos mais importantes programas da Defensoria Pública de Pernambuco: o Defensoria Intinerante. A ação ocorreu no Centro do Município e foi na Praça da Bandeira que o ônibus adquirido com recursos do BNDES estacionou para atender a população. Cerca de 100 pessoas contaram com o trabalho dos Defensores Públicos Valmira Paes Barreto, Maria das Graças Pereira, Geraldo Delmas na última sexta-feira ( 01/12 ). Os Defensores Públicos João Bosco (coordenador do Núcleo de Limoeiro) e Túlio Victor Lobo também prestaram orientação jurídica, promoveram conciliações e peticionaram algumas ações. A ação também contou com o trabalho da administrativa Rita de Cássia Albuquerque e da assessora administrativa Maria do Carmo de Albuquerque.
 
Limoeiro que dista 77 Km da capital pernambucana conta com cerca de 56 mil e 500 habitantes, segundo dados do IBGE de 2015 e uma área total de 269,970 km² recebe pela primeira vez o Programa Defensoria Intinerante. A ação foi promovida pela Defensoria Pública do Estado de Pernambuco em parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. 
 
Acompanhado das equipes técnicas dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e dos CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que auxiliaram na organização do evento, do vereador Irmão Jairo (PSB) e do prefeito João Luís Ferreira Filho, o Defensor Público João Bosco, agradeceu pela receptividade e parabenizou a todos os parceiros e aos colegas e administrativos que vieram do Recife para a prestação do atendimento jurisdicional. “Agradeço a acolhida de todas as autoridades que de pronto atenderam o pleito nessa benfeitoria aos nossos munícipes. Todos aqui ganham em unir forças para algo muito maior”, declarou em pronunciamento.
 
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, fez um balanço positivo do evento e já está trabalhando na proposta da Defensoria do Estado para a realização de um casamento coletivo para 2018. “Os usuários que foram atendidos demonstraram muita satisfação por poderem fechar 2017 com ações que buscavam há muito tempo e estavam impedidas de serem realizadas devido à questão financeira, porque muitos advogados cobram caro e a ideia do estimado Defensor João Bosco vem alegrar toda uma cidade. Será mais do que importante, inesquecível, pois queremos ajudar a realizar um sonho de mais de 200 casais ”, pontuou.
 
A assistida da Defensoria do Estado Tereza Josefa Pereira (70 anos) estava a 16 anos esperando dar andamento a um inventário. "Meu marido faleceu e nunca entendi exatamente como proceder, sem ter que contratar um advogado particular. Mas, com a divulgação do trabalho da Defensoria Pública, comecei a entender que alguém iria me orientar e cuidar dessa minha questão. Estou saindo daqui mais do que aliviada: com a sensação de a minha vida e a de meus filhos terá mais dignidade".
 
Outra pessoa atendida pelos Defensores Públicos foi a senhora Maria Edna Pereira. "Eu tirei a segunda via do meu Registro de Nascimento. Nossa, que alegria, que coisa mais especial. Somos atendidos com carinho e orientados sem pressa, com aquele zelo de um profissional que se importa com a questão do entendimento do que será feito através da justiça a partir de seu pedido", destacou Maria Edna.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)