ÁREA RESTRITA

Busca Avançada
Notícias

17/11/2017 - 20:06

Advogado e professor de Criminologia da USP Mauricio Dieter encerra XIII CONADEP

Fonte: ANADEP
Estado: DF

"Política Criminal por meio do Direito Penal: uma crítica criminológica" foi o tema central da palestra de encerramento do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, nesta sexta-feira (17). O painel foi ministrado pelo advogado criminalista, professor de Criminologia e Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mauricio Dieter. Realizado a cada dois anos, o Congresso é o maior evento da Defensoria Pública brasileira.

Dieter debateu os limites e possibilidades da Defensoria Pública na luta contra os processos de criminalização secundária, especialmente diante do recrudescimento da ideologia punitivista que contamina o sistema de Justiça criminal brasileiro em tempo de encarceramento em massa. “Eu tenho, sempre, o maior prazer em participar dos eventos da Defensoria; entendo que ela é, hoje, a instituição mais importante na defesa dos valores republicanos em um Sistema de Justiça Criminal classista, racista, sexista e brutalmente violento. Hoje, ao menos em termos institucionais, só mesmo a Defensoria Pública parece ser capaz de cristalizar os interesses universais na proteção individual dos criminalizados; ela é a principal fortaleza da cidadania contra a barbárie penal”, destacou o professor Mauricio Dieter.

O professor criticou a massificação e a popularização do conhecimento exemplificando com o número alto de cursos de direito nas faculdades em todo o país. "Eu não quero defensor público concurseiro. Defensor público tem que ter vocação", exaltou.

Para ele, para sua atuação estratégica, a Defensoria Pública tem alguns caminhos estratégicos a serem seguidos. Entre eles estão: a elevação do padrão técnico e teórico da Defensoria Pública para melhorar a jurisprudência; fomentar os cursos de formação e investir no aperfeiçoamento contínuo da defensora e do defensor; promover o exercício estratégico; o compartilhamento de informações e de práticas; e outros.

Compuseram a mesa de encerramento, o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli; a vice-presidente da ANADEP, Thaísa Oliveira; o presidente da ADEPESC, Edison Schmit.

Sobre o XIII CONADEP: De 15 a 17 de novembro, a ANADEP e a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (ADEPESC) promoveram o XIII CONADEP. Sob o tema “Defensoria Pública: em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade", o evento foi realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis. O Congresso, que é o maior evento da Defensoria Pública brasileira, oportunizou o debate dos principais temas relacionados à Instituição e o papel da defensora e do defensor público na sociedade.

Ao todo foram cerca de 800 inscritos. No ranking das maiores delegações estão:
1º lugar: Rio de Janeiro com 73 defensoras e defensores públicos;
2º lugar: Minas Gerais com 65 defensoras e defensores públicos;
3º lugar: Bahia com 63 defensoras e defensores públicos.

Houve também a participação de dois defensores públicos do Paraguai.

Clique aqui e confira todas as fotos do evento.

Leia também: 

>> XIII CONADEP: livro de práticas e de teses já está disponível no site da ANADEP;

>> 2º volume do livro "Defensoria Pública, Assessoria Jurídica Popular e Movimentos Sociais e Populares" já está no site da ANADEP;

>> AGE abre atividades oficiais do CONADEP;

>> Homenagem à Maria Aparecida Caovilla marca a abertura oficial do XIII CONADEP;

>> Ministro do STJ palestra durante abertura do XIII CONADEP;

>> Autor do livro “Dias de Inferno na Síria” e "A dama da Liberdade" encerra primeiro dia de atividades do XIII CONADEP;

>> XIII CONADEP: Assessores de comunicação das Associações Estaduais e Defensorias Públicas reúnem-se em Florianópolis;

>> XIII CONADEP: Defensora Pública do Rio de Janeiro vence o concurso de teses;

>> Discussões acerca de falsas memórias são destaque no XIII CONADEP;

>> XIII CONADEP: Palestra sobre direito sistêmico e constelações familiares encerra atividades desta 5ª;

>> XIII CONADEP debate perspectiva de gênero;

>> Seminário Nacional de Litigância Estratégica em Direitos Humanos lança relatório no XIII CONADEP;

>> Painel "sistema prisional e direitos humanos" discute o papel da educação na ressocialização;

>> XIII CONADEP: Intervenção artística "Marias"; 

AGE - 31 de janeiro

AGE - Sede da ANADEP (Brasília)

Facebook Twitter Instagram YouTube Flickr

 

ANADEP - Associação Nacional dos Defensores Públicos
SCS Quadra 01 - Bloco M - Ed. Gilberto Salomão - Conj. 1301- CEP 70305-900
Brasília - DF - Tel: +55 61 3963-1747 - Fax: +55 61 3039-1763