Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/09/2017

TO: Defensoria Pública atende pais da rede municipal de educação de Palmas

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
Na manhã de quinta-feira, 21, cerca de 40 mães e pais e também alguns alunos da rede municipal de Palmas estiveram na DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins visando resguardar os direitos das crianças e dos adolescentes enquanto os profissionais da educação estiverem em greve. Eles foram atendidos pela coordenadora do Nudeca - Núcleo Especializado de Defesa da Criança e Adolescente, defensora pública Larissa Pultrini.
 
A principal preocupação deles é quanto às substituições dos professores por profissionais não qualificados, além de relatarem que se sentem coagidos a levar seus filhos à escola, pois o Município afirma que as aulas estão sendo ministradas, mesmo com a continuidade da greve dos profissionais e isso está causando insegurança de levar os filhos para escola sem ter ainda o efetivo administrativo para garantir a segurança das crianças. Eles também reclamaram da qualidade da merenda.
 
“Os pais relataram que as aulas estão sendo declaradas como ministradas pelo Município de Palmas e, segundo eles, não estariam e, se estão sendo disponibilizadas, não é com a qualidade devida”, explicou a Defensora Pública, ressaltando ainda que irá tentar uma reunião com o Secretário Municipal de Educação, com o intuito de minimizar os impactos às crianças até que se resolva a questão da greve. “Diante das declarações colhidas com os pais, vamos verificar as denúncias e analisar quais medidas a Defensoria Pública poderá tomar para resguardar os direitos das crianças e dos adolescentes”, afirmou Larissa Pultrini.
 
Os pais e mães presentes afirmaram que apoiam o movimento dos professores e esperam que haja diálogo e uma solução para os impasses e reivindicações da classe.
 
Professores
 
Na quarta-feira, 20, um grupo de professores também procurou a Defensoria Pública e foi atendida pelo NUAMAC - Núcleo Aplicado de Proteção de Minoria e Ações Coletivas de Palmas. Eles fizeram uma consulta junto à Instituição, pois já há uma ação em curso, na qual os professores são representados pelo advogado do Sindicato. 
 
O NDDH também irá acompanhar os fatos, em atuação conjunta com os demais núcleos, tendo em vista que os direitos humanos são fruto de uma luta histórica e uma conquista social. E nesse sentido o direito à educação de qualidade também deve ser colocado em um patamar de conquista social.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)