Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/09/2017

PA: Programa “Defensoria vai até você” visita idoso internado no pronto-socorro municipal

Fonte: ASCOM/DPE-PA
Estado: PA
O Programa “Defensoria vai até você”, desenvolvido pela Coordenação de Políticas Cíveis Metropolitana, realizou, na última sexta-feira, 15 de setembro, uma visita ao idoso Antônio José dos Santos, internado no Hospital e Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, em Belém. O paciente, com 93 anos, foi internado na semana passada com grave quadro de desnutrição aguda e, segundos familiares, estaria acondicionado no corredor do hospital sem a assistência devida.
 
De acordo com a filha de Antônio José dos Santos, Noêmia Santos, o pai dela que estava na casa de outros filhos, na zona rural do município de Moju, além do quadro grave de desnutrição, apresentava outros problemas de saúde relacionados à sua idade avançada. “Nós o buscamos porque, após um ano morando no interior, além da desnutrição ele apresentava quadro de cansaço, fraqueza e não anda mais”, afirmou.
 
O Coordenador de Políticas Cíveis Metropolitana, Anderson Pereira, justificou a necessidade da visita ao PSM da 14. “A visita da equipe se fez necessária para que a Defensoria Pública tivesse uma visão concreta das diversas situações que acometem do idoso, já que no caso há uma disputa entre os filhos para decidir quem ficará responsável pelo mesmo. Enquanto uma parte dos filhos quer levar o idoso de volta para o interior, outra parte dos filhos quer que ele se trate aqui na capital. É possível que essa disputa seja motivada pela pensão que o idoso recebe de aproximadamente três salários mínimos, pois é inconcebível que o um idoso que perceba, mensalmente, mais de R$2mil esteja sofrendo de desnutrição aguda. Alguma coisa estranha está acontecendo: o que se está fazendo dessa renda? Por que não está sendo revertida em recursos mínimos, como uma alimentação adequada, ao idoso? Para esclarecer tudo isso é que viemos até aqui”, justificou.
 
A médica plantonista no momento da visita, Camila Guimarães, explicou que o paciente está estável e não corre risco de vida a principio, embora reconheça que o quadro de desnutrição é intenso e que se não houve intervenção médica teriam complicações irreversíveis por conta da idade avançada do mesmo. “Já fizemos uma transfusão de sangue e vamos avaliar para saber se houve regressão no quadro de anemia do paciente. Agora iremos transferi-lo para a ala de internação enquanto aguardamos sua transferência para unidade especializa”, disse.
 
O defensor público Anderson Pereira explicou quais as medidas que serão tomadas após a visita ao idoso. “Verificamos que o idoso precisa ter acompanhado não apenas a situação de seu grave quadro de desnutrição que ficará ao encargo da Defensoria de Saúde, mas também a necessidade de nomeação de um curador, já que o mesmo está visivelmente incapacitado mental e fisicamente para os atos da vida civil, assim deverá também ter atuação da Defensoria Cível Residual. Por fim, iremos apurar os possíveis maus tratos e abandono material praticado pelos filhos do idoso que o deixaram a tingir esse quadro agudo de desnutrição mesmo tendo uma renda mensal fixa considerável, caso comprovado oficiaremos o Ministério Público para tomar as providências"
 
A filha de Antônio José dos Santos disse que o idoso melhorou com o tratamento recebido, que já foi cadastrado na Central de Leitos e que aguarda, a partir de agora, transferência para outro hospital especializado em saúde do idoso. “Após a vinda da Defensoria Pública meu pai foi transferido do corredor para a sala de observação e a assistente social do Pronto Socorro passou a vir sempre aqui para atualizar a situação do meu pai. Estamos só no aguardo da transferência”, finalizou.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)