Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/07/2017

Ação itinerante do Núcleo do Consumidor da DPE/MA é levada para bairro da Areinha e adjacências

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA

Na manhã desta quinta-feira, 20, moradores do bairro da Areinha e demais comunidades adjacentes tiveram a oportunidade de acesso aos diversos serviços oferecidos gratuitamente pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por intermédio dos projetos “Em Defesa do Consumidor na Comunidade” e “Defensores do Saneamento”, desenvolvidos pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) em bairros e comunidades rurais de São Luís.

Para tanto, a DPE/MA instalou estrutura física para abrigar a equipe multidisciplinar encarregada de desenvolver as atividades da ação, na Avenida 2 daquela comunidade, mais precisamente em frente ao Comercial Benoflex e à margem de uma das duas galerias a céu aberto existente no bairro. O defensor público titular do Nudecon e um dos autores dos projetos, Alberto Pessoa Bastos, coordenou a ação, que conta com o suporte técnico do ônibus-escritório.

Como vem acontecendo nas edições anteriores, paralelamente aos atendimentos específicos nas áreas jurídica, assistência social, psicológica e, principalmente, de relações de consumo, a ação contou com atividades do projeto “Defensores do Saneamento”. Na ocasião, foram relatados diversos problemas na área, devido à ausência de políticas públicas. A ação foi acompanhada pelos comunitários Sérgio Wagner e Jonh Reis, dirigentes do Instituto Areinha de Desporto e Cultura (IADESC), entidade que articulou a ação junto a Ouvidoria da DPE/MA.

Alberto Bastos percorreu alguns trechos da galeria a céu aberto e explicou aos dirigentes do IADESC como está sendo a atuação do Nudecon na tomada das providências junto aos órgãos competentes. De antemão, ele informou que a Defensoria Pública, por intermédio do Nudecon, da Faculdade Pitágoras e Crea, já realizou no local uma inspeção técnica para análise da água que percorre a extensão da galeria. O material coletado está sob apreciação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Parcerias – Nesta edição levada para a Areinha, que sequenciou outra recentemente desenvolvida na comunidade Jambeiro, a Defensoria contou com as parcerias já consolidadas da Cemar e da Caema, na solução conciliatória das diversas demandas apresentadas, como, por exemplo, foi o caso do aposentado e morador da Areinha, José Azedo Araújo, 70. Ele compareceu ao local do atendimento móvel da instituição na companhia do neto para reclamar e buscar seus direitos sobre uma cobrança, considerada por ele, indevida da Cemar.

“Casos como este do senhor José Azevedo e outros também vem recebendo atendimentos e orientações da equipe multidisciplinar da DPE/MA, que, a cada vez que se faz presente nas comunidades, descentraliza a prestação dos serviços da Defensoria, jurisdicional em suas unidades de atendimento da capital e interior”, avaliou o defensor Alberto Bastos.   

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)