Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
26/05/2017

ADPERGS presente no lançamento da Frente Estadual Por Uma Nova Política Prisional

Fonte: ADPERGS
Estado: RS
Representada pelo presidente Felipe Facin Lavarda, pela vice, Silvia Brum, e pelos integrantes do seu departamento de direitos humanos, Bernardo Simões e Aline Lovatto, a ADPERGS acompanhou, na manhã desta quinta-feira (25), o lançamento oficial da Frente Estadual Por Uma Nova Política Prisional, realizado no Espaço de Convergência Adão Pretto da Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade, conduzida pela defensora Mariana Py Muniz Cappellari, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública (CRDH/DPERS), foi prestigiada pela deputada Juliana Brizola (PDT), que representou a presidência da Assembleia, e pelo deputado Jefferson Fernandes (PT), que preside a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Participaram, ainda, a deputada Stela Farias (PT) e o deputado Pedro Ruas (PSOL). O lançamento contou, também, com depoimento de Rodrigo dos Santos Ramos, conhecido como Sabiá, egresso do sistema prisional, da psicóloga Sandra Correia e do professor e jornalista Marcos Rolim.
 
Formada no início deste ano, a Frente Estadual conta com a participação de 27 entidades de classe que representam categorias vinculadas à segurança pública, sistema de justiça ou área prisional, entre elas a ADPERGS, além de grupos de estudo, organizações, órgãos públicos e instituições, como a Defensoria Pública do Estado (DPERS), Defensoria Pública da União (DPU/RS) e a própria Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Tem, por objetivo,  lançar para o debate com a sociedade um conjunto de 10 propostas que integram um manifesto por uma nova política prisional, lido na abertura da solenidade, por Mariana. “Pretendemos realizar audiências públicas, reuniões temáticas com a sociedade civil, envolvendo todos os atores do sistema, para debater ponto a ponto este manifesto, com o objetivo de construir um grande relatório propositivo, indicando as principais ações a serem tomadas. É preciso envolver a sociedade neste debate e na busca de soluções para um problema que há muito extrapola os muros das prisões”, justificou.
 
Os próximos passos da Frente serão a realização de reuniões e a constituição de comissões para iniciar os debates, extensos à sociedade e também aos estudantes universitários. O próximo encontro do grupo já tem data marcada: ocorre no dia 1º de junho, as 14h, em espaço oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado. 
 
Clique aqui e leia o manifesto
 
Para saber mais sobre a Frente, acesse a fan page do grupo clicando aqui
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)