Luan*, de cinco anos, foi diagnosticado com um quadro grave de pneumonia e após vários dias em um pronto atendimento em Cariacica, sem conseguir acesso a medicamentos e exames, a família decidiu buscar ajuda na Defensoria Pública do Espírito Santo. Em pouco tempo Luan* conseguiu transferência para um hospital, onde recebe tratamento adequado para o seu caso. Crianças como Luan* que precisam de tratamento, exames, consulta com especialistas, entre outros, procuram a Instituição para ter acesso integral à saúde.
Como foi o caso de Ana*, de quatro anos. Portadora de diabetes e insulinodependente, a criança teve o pedido de medicamento negado pelo plano de saúde, o que obrigou a família a buscar ajuda na Defensoria Pública para ajuizar uma ação contra a operadora. A justiça concedeu o pedido da Instituição e a operadora foi obrigada a fornecer a insulina. Muitas famílias, como as do Luan* e da Ana*, acionam a Defensoria Pública para casos de saúde. De janeiro a abril deste ano foram mais de quatro mil.
Apesar da maior demanda ser na grande Vitória, a Defensoria recebe muitos casos nos municípios do interior. Em São Mateus, por exemplo, há uma demanda grande por fraldas, pois o município não tem conseguido suprir a demanda.
Se você ou algum membro da sua família precisa resolver uma demanda de saúde, procure a Defensoria Pública. Faça seu agendamento em www.defensoria.es.def.br.