Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
29/04/2024

PR: Com perspectiva de gênero, DPE em Ponta Grossa atende mulheres com pedidos de divórcio, pensão alimentícia e outros

Fonte: ASCOM/DPEPR
Estado: PR
Nesta sexta-feira (26), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizou a terceira edição do mutirão “Defensoria com Elas”, na sede da instituição em Ponta Grossa. A DPE-PR atendeu 20 mulheres com pedidos da área de Família, como divórcio, partilha de bens, guarda, inventário e outros. O mutirão se propõe em ouvir e atender as demandas jurídicas, além de oferecer educação em direitos. O evento contou com o apoio da Casa da Mulher Brasileira (CMB) e da Prefeitura Municipal.
 
“Nossa principal demanda foi prestar orientações jurídicas relacionadas a demandas de divórcio”, explica a defensora pública e uma das responsáveis pela ação, Raísa Bakker de Moura. O evento também recebeu mulheres que já estiveram em situação de violência doméstica. Em um dos casos, a DPE-PR ofereceu assistência a uma mulher para consultar a vigência da medida protetiva contra o agressor.
 
A equipe de atendimento também prestou orientações sobre demandas de outras áreas de atendimento. Nesses casos, a Defensoria Pública realizou agendamento para que as mulheres retornem à sede de Ponta Grossa para dar continuidade à prestação de serviço.
 
Perspectiva de gênero na Família
 
O objetivo das ações “Defensoria com Elas” é oferecer um atendimento psicossocial ao público feminino. A DPE-PR e as instituições parceiras recebem as mulheres em um ambiente humanizado, inclusive com espaço para que mães possam deixar filhos(as) durante o serviço. O foco no atendimento de usuárias da instituição busca atender às demandas da área de Família com uma perspectiva de gênero. 
 
“Ponta Grossa conta com atendimento em rede às mulheres em situação de violência. O mutirão tem como escopo reforçar a necessidade de se pensar atendimento, orientação e encaminhamentos de acordo com a situação pessoal da mulher. O mutirão foi aberto para mulheres trans e lésbicas e visa não apenas reforçar a judicialização, mas sobretudo educar em direitos”, explica Moura.
 
Como buscar o atendimento
 
Mulheres que queiram buscar o serviço da área de Família da Defensoria Pública podem buscar o atendimento diretamente na sede da instituição, na Rua Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, n°. 300, Oficinas. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 12h às 16h. Basta comparecer ao local com documento de identificação pessoal (RG e CPF), comprovante de residência e comprovante de renda.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio, 16h30
Lançamento do Programa "Defensoria em Todos os Cantos"
20 de maio (segunda-feira)
Sessões Solenes no Congresso Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)