15/06/2021

VII jornada da ENADEP é encerrada

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Foi promovida nessa segunda-feira (14), a última aula da VII Jornada "Diretrizes nacionais para o atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua". A iniciativa promoveu subsidiar o trabalho das defensoras e defensores públicos de todo o Brasil no que se refere especialmente aos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, com o fito de fornecer ferramentas conceituais para fomentar o debate na sociedade e na atividade profissional.
 
O encerramento contou com palestra das facilitadoras Larissa Jorge, mestra em segurança cidadã, e de Néia Bueno, educadora social. O mediador foi o defensor público de Goiás Philipe Arapian. O tema abordado foi "Mulheres grávidas ou com filhos recém-nascidos nas ruas (retirada compulsória, políticas higienistas x atenção integral). 
 
Entre os temas debatidos na jornada, destacaram-se: crianças e adolescentes em situação de rua: História, Conceito e Perfil Amostral; marcos legais nacionais e internacionais; atendimento na rua: Resolução 187 CONANDA; educação social de rua; serviço de abordagem social e consultório na rua; educação social de rua; serviço de abordagem social e consultório na rua;  espaços de mediação x espaços institucionalizados; acolhimento com metodologia especializada; centros de convivência, centro POP, Moradia Primeiro; mulheres grávidas ou com filhos recém-nascidos nas ruas (retirada compulsória, políticas higienistas x atenção integral).
 
A capacitação contou com a participação de mais de 200 defensoras e defensores públicos de todo o país. A VII jornada é uma realização da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) e das Comissões da Infância e Juventude e de População em Situação de Rua.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir