Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/01/2017

PE: Palestra do empreendedor social e cineasta, Alex Duarte, promovida pelo Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública emociona dezenas de pessoas

Fonte: ASCOM/DPE-PE
Estado: PE
Falar sobre a Síndrome de Down, despertou no público presente emponderamento sobre a causa e, sobretudo, compreensão sobre a diferença, mas uma diferença que deve ser vista pela percepçao de um detalhe nos cromossomos que define parte de nossa genética. "Somos todos iguais, na verdade, um cromossomo a mais, não nos diferencia de direitos e de deveres". Essa é a bandeira de defesa do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública de Pernambuco que soube levar aos presentes, emoção, ternura e orientação jurídica através do convite ao empreendedor social, cineasta e escritor, Alex Duarte. O encontro ocorreu na tarde da última sexta-feira (06) de Janeiro, no Auditório Thiago César Abrantes Olímpio, Sede da DPPE, Rua Marquês do Amorim, 127, no bairro da Boa Vista.
 
Há seis anos atrás, ao conhecer a jovem Adriele (personagem principal do seu longa com estreia nacional já agendada para as salas de cinema do Recife) Alex se apaixonou pela causa da Síndrome de Down e largou tudo para conviver o dia inteiro, durante oito meses, com Adriele e a família e fazer desse início, de acordo com ele: o meio e o fim de sua vida. "O laboratório deu origem ao roteiro do filme Cromossomo 21. Eu era estagiário de Jornalismo na época e recebi do chefe de redação uma pauta sobre o dia a dia de quem tem Síndrome e na hora achei que seria complicado de ´render´uma boa matéria. Cheguei na casa de Adriele com uma lista de perguntas bem simples, pois achava que ela não teria condições de compreender questionamentos mais elaborados, e dei inicio a entrevista.
 
O meu preconceito e achismos se despedaçaram chão a baixo quando ela me disse que era formada em Nutrição e, logo em seguida, foi me deixando sem ação quando me fez a primeira pergunta: você tem amigos, Alex? Eu disse: sim, tenho alguns amigos! Ela completou: eu não! Você sai com seus amigos? Continuou ela. Respondi: claro!!! Ela disse: eu mal saio de casa, Alex! E, finalmente, lançou um “desafio”: será que você pode ser o meu melhor amigo? Sim, Adriele, eu vou ser seu melhor amigo! E, foi então, que essa entrevista despertou o melhor de mim. Corri atrás para mostrar as pessoas e aos familiares de quem tem Síndrome de Down, que universo bonito estamos perdendo de vivenciar!”
 
"Para a Defensoria do Estado ter um jovem tão engajado com a causa, nos alenta e estimula o trabalho que desenvolvemos. O Núcleo de Direitos Humanos, vem configurar a preocupação de nossa Instituição com os direitos de pessoas com alguma necessidade especial ou, ainda, daqueles que optaram por outro direcionamento na vida onde possa vir a sofrer quaisquer formas de discriminação, desrespeito ou violência física por causa de sua cor ou classe social", pontou a Defensora Pública, Nátalli Brandi, que organizou a palestra que contou ainda com a presença de vários adolescentes com Síndrome de Down e da presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down de Pernambuco, (Aspad-PE), Maria Thereza Almeida Antunes. Eles deram depoimentos emocionantes e ao final, houve a apresentação de passos de Frevo com um deles, arrancando aplausos fervorosos da plateia.
 
“Recife, é uma terra maravilhosa. Muito do que aprendi hoje, agradeço primeiramente, a todos as pessoas com Sìndrome de Down, pois me transformaram num ser humano melhor e, a presidente Aspad-PE, Maria Thereza Almeida Antunes. O palestrante Alex Duarte, é ainda publicitário e coach e, recentemente, tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21. Este ano, foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo Dia Internacional da Síndrome de Down e foi condecorado com o Título de Cidadão Brasileiro pela Academia de Letras de São Paulo. Seu primeiro longa-metragem, Cromossomo 21 foi premiado no Los Angeles Brazilian Festival e chegará nos cinemas em 2017.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)