Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
23/05/2016

Coordenadora da CDEDICA recebe Medalha Tiradentes na ADPERJ

Fonte: ADPERJ
Estado: RJ
Dentro da programação especial do mês de maio, a ADPERJ promoveu a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes à Coordenadora da CDEDICA, Eufrásia Maria de Souza das Virgens, nesta quarta-feira, 18/05. De iniciativa do Deputado Marcelo Freixo, a homenagem reuniu Defensores Públicos, Parlamentares, Juízes, Conselheiros e representantes de diversas instituições que trabalham pelas crianças e adolescentes no estado.
 
Segundo o Deputado, a ideia da homenagem surgiu da necessidade de valorizar o trabalho da Defensora em resposta às ameças e ataques que vinha sofrendo por sua luta pelo direito de mobilidade urbana de jovens da periferia no ano passado. “Mas essa medalha não é uma reação. É uma ação. É por tudo o que você representa na luta por uma sociedade mais justa e humana” – resumiu o Deputado ao entregar a comenda à Eufrásia.
 
Ela, por sua vez, agradeceu o apoio da ADPERJ - que no ano passado realizou um desagravo em seu nome - e da Administração Superior, que deu total liberdade para sua equipe trabalhar. “Quero compartilhar essa Medalha com todos os meus colegas da Defensoria, pois não se trata de um trabalho isolado, mas conjunto” – afirmou Eufrásia ao lembrar da atenção e carinho que teve de todos nos momentos difíceis que passou em 2015.
 
Relatório Anual de Direitos Humanos
 
Na ocasião, também foi realizado o lançamento do relatório anual da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ - 2015. O documento contém as ações da Comissão e artigos de movimentos sociais sobre as principais pautas que emergiram no ano passado. De forma concisa e pedagógica estão descritos: a luta das mulheres, os impactos sociais das obras olímpicas, a segurança pública e o sistema penitenciário no Rio de Janeiro.
 
Após elogiar a atuação da CDEDICA, a Coordenadora da Região Sudeste da ANADEP, Maria Carmen de Sá, pontuou a importância de repercutir o documento. "Podem contar com a Associação Nacional para reverberar esse relatório nacionalmente porque é um momento de união de todos diante do que vem passando o Brasil. Não vamos deixar a luta dos Direitos Humanos se apagar" - disse.
 
Premiação no MAM
 
Na mesma semana, 30 trabalhos de crianças em situação de acolhimento familiar e institucional foram premiados com tablets no primeiro concurso de redação e desenho promovido pela CDEDICA em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
 
O Concurso fechou as comemorações pelos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os trabalhos respondiam à pergunta: “O que eu quero ser quando crescer?”; e, para crianças com mais de 8 anos, era: “Como eu me imagino aos 25 anos?”.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)