Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
05/02/2016

SE: Pacientes com câncer recorrem à Justiça por tratamento eficaz

Fonte: G1
Estado: SE

Recorrer à Justiça para garantir o tratamento adequado tem sido o caminho de muitos pacientes com câncer em Sergipe que sofrem com a falta de medicamento e com a constante interrupção das sessões de radioterapia.

Quem ganha até três salários mínimos mensais pode ir até a Central da Defensoria Pública, que fica localizada na Avenida Barão de Maruim, no Centro de Aracaju, com documentos e fazer o Ciaps, que pode ser feito através de uma procuração, no caso de o paciente não tiver condições para ir até o local.

Segundo a defensora pública Flávia Arciele, a procura aumentou nos últimos meses. “A máquina de radioterapia do Huse está quebrando com muita frequência e o estado só possui outra máquina além dessa que fica no Hospital Cirurgia. Muitas pessoas não sabem que podem procurar a Defensoria Pública para entrar com uma ação e ter a garantia do direito ao tratamento, já que a espera muitas vezes pode agravar o estado de saúde do paciente”, orienta.

Drama

O aparelho de radioterapia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) parou de funcionar novamente no início da semana. Inicialmente a previsão informada pela Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS),era de que seria conserto ainda na segunda-feira (1º).

Segundo a superintendente do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Lícia Diniz, a placa foi trocada mas ela deu defeito durante os testes. "Uma placa nova virá de São Paulo. Mas esperamos que até amanhã esteja em Aracaju. E se fará um novo teste. O aparelho é muito complexo e trabalha em forma seriada. As vezes é preciso trocar mais de uma placa".

Ainda de acordo com ela, o Serviço Social do hospital é efetivo no trabalho de acolhimento dos pacientes para minimizar os transtornos pela ida até o local e o não atendimento. “Todo o apoio é necessário, mas infelizmente isso não depende de nós. Precisamos da máquina. Para fazer uma manutenção preventiva na máquina seria necessário parar e isso também toma o tempo do paciente. Essa situação só será resolvida quando tivermos uma segunda máquina”, finalizou.

Ela explicou também que os atendimentos aos pacientes serão reagendados.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)