Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
27/11/2015

BA: Sessão Especial celebra a Mulher Negra e a Década Internacional do Afrodescendente

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Uma sessão especial proposta pelo deputado estadual Bira Corôa, do PT, celebrou a Mulher Negra e a Década Internacional do Afrodescendente, na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quinta-feira, 26. A atividade, que contou com a participação da subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da Defensoria Pública da Bahia, Eva Rodrigues, teve como destaque a 3ª edição do Troféu Benedita da Silva - Pérola Negra.
 
"A Defensoria Pública tem alguns desafios, inclusive o da criação de núcleos de defesa das questões raciais, um dos tópicos apontados na Carta entregue na Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo no dia 18 de novembro à presidente Dilma Rousseff. Mas estamos aqui sempre nos colocando na defesa destes direitos", pontuou Eva Rodrigues. Para ler a carta, clique aqui.
 
"Essa é mais uma sessão especial que demonstra a cultura dessa casa para demarcar espaços. Ela referenda o mês da consciência negra em uma sessão que é mais do que simbólica, e referenda a mulher negra em suas conquistas e desafios", pontuou o deputado Bira Coroa.
 
A deputada federal (PT/RJ) Benedita da Silva, que empresta o nome ao troféu, também esteve presente à sessão.
 
HOMENAGEM
 
Criado em 2011, o Troféu Benedita da Silva - Pérolas Negras foi pensado enquanto referência ao Dia 25 de julho, em que se comemora o Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe, para homenagear Mulheres Negras que trazem lutas nas suas histórias de vida. Desde então, a homenagem se tornou símbolo de (re) conhecimento estadual dessas mulheres, imprescindíveis à construção de um mundo solidário, multiétnico e pluricultural.
 
Esse ano, a Organização das Nações Unidas proclamou a Década Internacional de Afrodescendentes - de 2015 a 2024, com o tema, "Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento".
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)