Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/09/2015

DF: Conhecer Direito lança nova turma e soma mais de 800 alunos capacitado

Fonte: Ascom/DPE-DF
Estado: DF
Aconteceu na noite desta segunda-feira (31/08), na Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública (EASJUR), a cerimônia de abertura da 9ª turma do Conhecer Direito, projeto que leva gratuitamente o ensino jurídico básico a estudantes do ensino médio da rede pública do DF e GO. Nesta edição, participam 93 alunos de 16 instituições de ensino.
 
Além da dos estudantes, a cerimônia contou com a presença do defensor público-geral do DF, Ricardo Batista, da presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF (ADEP-DF), Laisa Drummond, e dos professores do curso Neide Saad, Adriana Frony e o defensor público Fernando Calmon. O projeto é fruto de parceria entre a Defensoria Pública, EASJUR e ADEP-DF e existe desde 2010.
 
A cerimônia foi aberta pela professora Neide Saad, que relembrou aos estudantes informações como dias e horários do curso, e esclareceu dúvidas.
 
Depois, foi a vez de o defensor público-geral dar as boas vindas aos alunos. Em sua fala, Ricardo Batista destacou o papel da Defensoria Pública na criação do projeto, o reconhecimento nacional que a iniciativa possui e o objetivo do curso. “Não é apenas sobre o papel do defensor público que vocês irão aprender, mas também sobre Direito, Justiça, saber identificar uma Constituição Federal, um Código Civil, para quê serve um Código Penal, entender a organização do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, dentre outros. Tudo isso nós vamos tentar transmitir pra vocês, de uma maneira bastante simples”, declarou.
 
Por fim, Batista colocou a Defensoria Pública à disposição dos alunos para comentários, críticas e sugestões relativas ao projeto, visando seu aperfeiçoamento. “Nós estamos aqui para prestar um serviço público. E nós queremos prestar um serviço público de qualidade. Então, se essa qualidade não estiver ideal, nós vamos querer saber para melhorar, não apenas pros alunos do Conhecer Direito, mas para a população do DF”, concluiu.
 
A defensora pública e presidente da ADEP-DF, Laisa Drummond, ressaltou aos estudantes que as noções oferecidas pelo curso, como de cidadania, deviam ser ensinadas a todos. “Vai ser um conhecimento que vocês irão levar para o resto da vida”. Drumond  garantiu o compromisso da ADEP-DF com o projeto: Fico muito feliz em representar uma entidade que tem como finalidade a cooperação e promoção de um projeto de ensino tão importante como esse. Reafirmo aqui nossa parceria e compromisso com esse curso”.
 
Fernando Calmon, um dos professores do curso, também parabenizou os alunos e citou questões que serão levantadas pelo Conhecer Direito. “Nós vamos trabalhar com a ideia básica da formação do estado, das formas de governo, de como você exerce a cidadania, dentre outros”, disse.
 
Mayra Luíza Santana Teixeira, 17 anos, é um dos 93 estudantes inscritos na nona edição do Conhecer Direito. A adolescente, estudante do 3° ano do Centro de Ensino Médio Setor Oeste (CEMSO), conta que o projeto irá lhe ajudar a se decidir entre a faculdade de Direito ou de Ciências Sociais depois de concluir o ensino médio. “Espero que [o curso] esclareça um pouco mais o caminho que posso tomar. Eu estou muito indecisa mesmo entre qual curso escolher”, conta a moradora de Santa Maria.
 
Encerrada a cerimônia de abertura, os alunos fizeram um pausa e depois tiveram a primeira aula do curso com a professora Adriana Frony, sobre gerenciamento de tempo.
 
Sobre o Conhecer Direito
 
Criado em agosto de 2010, o projeto Conhecer Direito tem como público alvo estudantes do ensino médio da rede pública do DF. No curso, os alunos têm acesso ao ensino jurídico básico, por meio de aulas de Direito Penal, Administrativo e Constitucional, ao mesmo tempo em que se preparam para o vestibular, com aulas de gramática e atualidades. Desde a criação, mais de 800 alunos já passaram pelo projeto. Anualmente, a modalidade presencial do programa oferta 100 vagas, sendo 50 para cada semestre. Cada turma tem um total de 45 encontros, que são distribuídos em aproximadamente quatro meses de aula.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)