Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/11/2014

#ANADEPemMovimento: Rio de Janeiro será sede do VI Seminário da ENADEP

Fonte: Ascom ANADEP
Estado: DF
A cidade do Rio de Janeiro será sede para o encerramento das atividades do projeto #ANADEPemMovimento deste ano. Na capital fluminense, a ANADEP, em parceria com a Escola Nacional de Defensores Públicos (ENADEP), Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro (ADPERJ) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas  (SENAD), promoverá, nos próximos dias 1 e 2 de dezembro, mais uma edição dos já tradicionais debates com os defensores públicos enfocando temas afetos ao fortalecimento da Instituição.
 
No primeiro dia de atividades, a diretoria da Associação Nacional realiza mais uma de suas assembleias-gerais itinerantes. A partir do meio-dia, haverá um momento especial de integração com os participantes: os defensores que possuem livros publicados poderão falar sobre suas obras. Desde o início dos seminários, a ANADEP vem abrindo espaço para os defensores públicos do país para a venda e exposição de publicações durante os seminários da ENADEP. O objetivo é divulgar obras voltadas para o estudo e o aprofundamento de questões relacionadas com o direito e o debate do fortalecimento da Defensoria Pública, além de focar na temática dos direitos humanos e nas questões de vulnerabilidade social. De acordo com a presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann, trata-se de uma política da ANADEP/ENADEP para divulgar e estimular a produção dos colegas. "Será um espaço para o diálogo, o debate e aproximação”, reforça.
 
Os defensores interessados em expor  deverão confirmar seu interesse por meio do email enadep@anadep.org.br, com o assunto: venda e exposição de livros. É necessário informar: Nome da obra e seminário do qual quer expor/vender o livro. Cada defensor será responsável pelo contato com a editora da obra para exposição no local escolhido. Após a confirmação com a Associação Estadual, a ANADEP informará ao defensor a disponibilidade do espaço.
 
Também como parte da programação, no período da tarde, haverá reunião da comissão especial que analisa a LC 80.
 
Parceria com a Senad: A abertura oficial do VI Seminário da ENADEP sob o tema “As Políticas sobre drogas no Brasil -  Cuidado e tratamento aos dependentes de drogas -  A análise crítica da Lei de Drogas” marca o início da programação do segundo dia de atividades. A iniciativa é fruto de uma parceria entre ANADEP, ENADEP, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/MJ) e Secretaria da Reforma do Judiciário.
 
Entre os principais temas a serem debatidos destacam-se: Políticas sobre drogas no Brasil e o contexto internacional; Usuários problemáticos e dependentes de drogas: tratamento e redução de danos: Uma abordagem multidisciplinar; e A Lei de Drogas e o aumento do encarceramento no país.
 
Entre os convidados estão especialistas na área como: Vitore Maximiano (Defensor Público/SP e Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD/MJ); Rafael Franzini (Chefe no Brasil do Escritório de Ligação e Parceria da ONU sobre Drogas e Crimes Conexos - UNODC); Luciana Temer (Secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, articuladora do Programa Braços Abertos); Claudio Mascarenhas (Defensor Público/RJ e Subscretário da Secretaria de Prevenção à Dependência Química/RJ); Marcelo Cruz (UFRJ); Antonio Nery (UFBA); Fabiana Almeida Miranda (Defensora Pública/BA); Anelyse Freitas (Defensora Pública/PA); Renato Campos Pinto de Vitto (Defensor Público/SP e Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN/MJ); Luiz Antonio Silva Bressane (Defensor Público/SP e Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária - CNPCP); Salo de Carvalho (UFSM); Luciana Temer (Secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, articuladora do Programa Braços Abertos); Daniel Nicory (Defensor Público/BA) e Rodrigo Pacheco (Defensor Público/RJ).
 
Para a presidente da ADPERJ, Maria Carmen Sá, receber as atividades é um imenso orgulho. "A criação da ENADEP foi um marco para o fortalecimento de uma visão acadêmica voltada para a Defensoria Pública, o que igualmente fortalece a atuação de todos os defensores. A troca de experiência nos proporciona uma renovação no atuar e uma maior integração entre os colegas de todo o país. Esperamos que o maior número de defensores aqui no Rio para fecharmos o ano com chave de ouro", destacou a dirigente.
 
Clique aqui e confira a programação na íntegra
 
Clique aqui e faça já sua inscrição
 
Clique aqui para conferir todas as atividades do calendário
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)