Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
30/10/2014

Em inauguração da nova sede da DPE, ADEP-BA defende nomeação de aprovados em concurso e melhor orçamento

Fonte: Ascom/ADEP-BA
Estado: BA
"Ainda há muito a ser conquistado. E isso começa pela imediata nomeação dos aprovados no concurso de 2010, que aguardam convocação há quase quatro anos, e de termos também um orçamento que nos possibilite a atender a cada cidadão que do nosso serviço necessite para se defender de uma acusação, mediar conflitos familiares e assegurar seu direito à saúde, à dignidade e à vida sem violência", afirmou a presidente da Adep-BA, Soraia Ramos, na tarde desta quarta-feira, 29, durante inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Estado (DPE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
 
A cerimônia contou com a presença de autoridades políticas, da imprensa local e de órgãos de Justiça, entre os quais os deputados estaduais Álvaro Gomes (PCdoB), Yulo Oiticica (PT) e Marcelo Nilo (PDT), além do procurador-geral do MP, Márcio Fahel.
 
Após ler uma mensagem que diz que "a utopia é o alimento para os nossos sonhos", Soraia Ramos ressaltou que a luta dos defensores deve ser focada em quem depende de sua atuação. "Há muitas pessoas precisando de nós do lado de fora daquela porta. É para elas, e por elas, que a nossa carreira existe. E é por isso que a Adep tem se diferenciado dos demais entes associativos. Porque defende arduamente os interesses da classe e da instituição, como é sua função, numa interlocução constante com os demais poderes e com as demais instituições, mas, sobretudo, com a sociedade civil", defendeu.
 
Segundo a dirigente da Adep-BA, a missão da instituição é extremamente grandiosa e desafiadora, mas seu desejo é que não nos falte a utopia. "É ela que alimenta a nossa luta e nutre nossos sonhos por um mundo mais justo e igual. Muito ainda temos o que conquistar e não vamos parar de lutar até conseguir", continuou Soraia Ramos.
 
Em seu discurso, o governador Jaques Wagner (PT) se disse feliz em ver a inauguração da sede da DPE, ainda que em estrutura provisória. "Num Estado de tantas desigualdades sociais, sempre tive uma relação de reconhecer a importância de uma Defensoria Pública que pudesse diminuir um pouco esse fosso e angústia de tantos quantos precisem se defender perante a Justiça e que não têm essa condição", disse.
 
Ao falar sobre a incorporação mais recente no quadro de defensores (52 bacharéis), Wagner reconheceu, porém, que a medida está longe de minimizar o deficit de profissionais na instituição. "Fico orgulhoso de ver esse dinamismo na DPE e essa ampliação do seu posicionamento territorialmente falando. Mas sou consciente de que não temos defensores em todas as comarcas, porque, insisto, o orçamento é um só, mas caminhamos", assinalou o governador.
 
A defensora pública-geral Vitória Beltrão Bandeira, por sua vez, afirmou estar orgulhosa em realizar, em menos de dois anos, a inauguração de um terceiro prédio da DPE. "É um alegria muito grande. É um prédio onde os necessitados e aqueles em situação de vulnerabilidade buscam muitas vezes como o último recurso de suas vidas para terem assegurados direitos e garantias fundamentais proclamados pela Constituição da República", destacou.
 
De acordo com ela, a localização estratégica da nova sede, próxima a outros órgãos do sistema de Justiça, facilitará a mobilidade de assistidos, servidores, defensores e membros da Administração Superior.
 
NOVO ENDEREÇO
 
A nova sede da DPE ocupa quatro pavimentos no Edifício MultiCab Empresarial, localizado na Avenida Ulysses Guimarães, nº 3.386. O espaço, mais amplo e mais moderno, conta com eficiente sistema anti-incêndio, segurança com monitoramento inteligente, acessibilidade, além de programação visual, conforme regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)