Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/09/2014

TO: Escolas públicas e municípios recebem material do Concurso de Redação da Defensoria

Fonte: Ascom DPE/TO
Estado: TO

As escolas da Rede Pública de Ensino dos municípios de Alvorada, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Figueirópolis, Gurupi, Palmeirópolis e Peixe já receberam o material de apoio da 2ª Edição do Concurso de Redação da Diretoria Regional da Defensoria Pública em Gurupi, para auxiliar os professores e alunos na confecção das redações. Para participar do Concurso o aluno pode procurar a Secretaria da Escola onde está matriculado e se inscrever até o dia 03 de outubro de 2014.

Como o tema desta edição é “O Papel da Defensoria Pública na Sociedade“, as escolas receberam também folders, cartazes e o DVD da campanha “Defensoria Pública - Um Direito Seu”, voltada para orientação dos assistidos sobre o papel da Instituição e suas áreas de atuação.

“Às vezes nós sentimos que as Instituições que deviam estar mais próximas da população se mostram distantes. Quando órgãos como a Defensoria Pública chegam mais perto da população temos a sensação de que ajuda a amenizar os problemas e na escola nós temos muitos problemas. Levar esse debate para escola é uma iniciativa importante e necessária”, ressaltou a diretora da Escola Estadual Benedito Pereira Bandeira, Isabel Ferreira Rocha Lima.

Mobilização

Equipes de divulgação do Concurso visitaram os municípios participantes, entre os dias 18 e 28 de agosto, e se reuniram com Secretários Municipais de Educação, Diretores e Coordenadores para apresentar e tirar dúvidas sobre o Concurso. Em Gurupi, a equipe visitou 32 escolas aptas a participar. Os kits também foram repassados às escolas indígenas de Formoso do Araguaia.

“Ano passado uma aluna minha participou e foi premiada no Concurso. Encontrei com ela, que mesmo em outra escola, está toda animada para participar novamente”, contou a professora Régyna Diná de Paula.


De acordo com a diretora regional de Gurupi, Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel, o tema escolhido visa reforçar para as crianças e adolescentes da Rede Pública de Ensino a importância da Defensoria Pública em suas vidas.

“As crianças aprendem e acabam repassando isso para a família”, destacou a diretora da Escola Municipal Vila Nova, Áurea Maria Teixeira Lima.

O projeto conta com o apoio dos Membros e Servidores da Diretoria Regional, da ADPETO - Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, da Secretaria Estadual de Educação, por meio da Diretoria Regional de Gestão e Formação de Gurupi, e da empresa Bicicleta e CIA.

Etapas

O Concurso é dividido em duas categorias: Redação I, direcionada aos alunos matriculados no 3º e 4º anos do Ensino Fundamental; e Redação II, para  alunos do 5º, 6º e 7° ano do Ensino Fundamental – e duas etapas –  municipal e regional. O Certame premiará os classificados na Etapa Regional, em cada categoria, em 1º, 2º e 3º lugar. Os vencedores serão premiados com bicicletas, kits escolares, livros, certificado de participação, entre outros.

Informações

O Edital completo com todas as informações sobre o Concurso, assim como o formulário de inscrição e a autorização de publicação estão disponíveis no site da Defensoria Pública do Tocantins (www.defensoria.to.gov.br). Informações podem ser solicitadas por meio do email institucional ascomgurupi@defensoria.to.gov.br  ou pelo telefone 63 – 33153409.
 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)