Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/08/2014

PA: Defensoria seleciona detentos para capacitação técnica em Abaetetuba

Fonte: Ascom/DPEPA
Estado: PA
O Núcleo Regional do Tocantins, da Defensoria Pública do Pará, realiza na manhã desta sexta-feira, 22 de agosto, uma visita ao presídio de Abaetetuba para selecionar detentos que poderão participar dos cursos de capacitação técnica do projeto Nova Vida, Novo Horizonte.
 
A Defensora Pública Ana Alice Figueiredo fará a escolha dos apenados através de entrevistas e avaliações de comportamento. Os cursos de capacitação iniciarão no mês de setembro e têm vagas disponíveis nas áreas de Auxiliar de Eventos, Auxiliar Administrativo, Eletricidade Básica, Almoxarifado, Informática Básica e Avançada e Eletricista Montador.
 
O projeto Nova Vida, Novo Horizonte foi idealizado no ano passado pelo Defensor Público Alan Damasceno e pela pedagoga Emiko Alves, que observaram nas dificuldades enfrentadas pelos detentos ao sair da casa penal, uma oportunidade de criar novos mecanismos que incentivassem a reintegração social.
 
Esta é a segunda edição do projeto, que em 2013 obteve êxito e foi intensificado pela atuação dos novos Defensores da instituição. Para a Defensora Ana Alice Figueiredo, a oferta dos cursos não só contribui para a ressocialização como também aumenta as chances do apenado de entrar no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.
 
“A garantia de capacitação proporcionada pelos cursos oferecidos em parceria com entidades privadas e públicas, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), posteriormente dão aos reclusos a opção de trabalhar nas áreas nas quais se qualificaram”, analisou.  
 
Ainda segundo a Defensora serão selecionados aqueles que não chegaram a concluir o Ensino Fundamental, que possuem um bom comportamento no presidio e demonstrem interesse em participar do projeto. “Além disso serão avaliados os rendimentos observados durante as visitas de rotina realizadas anteriormente”, informou Ana Alice.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)